Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/07/2023 17h30min - Saúde
8 meses atrás

Colírio restaura visão através de tratamento e pode ajudar milhões de pessoas


Foto reprodução: Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um colírio de terapia gênica foi utilizado para tratar Antonio Vento Carvajal, um menino de 14 anos que nasceu com epidermólise bolhosa distrófica, uma condição genética rara que causa bolhas em todo o corpo e nos olhos, ficou cego devido às cicatrizes que cobriam totalmente seus globos oculares. 

A família do menino viajou de Cuba para os Estados Unidos em 2012 com um visto especial permitindo o tratamento para a condição dele, que afeta cerca de 3 mil pessoas em todo o mundo. 

Após cirurgias para retirar cicatrizes dos olhos, que voltaram a crescer, a família resolveu testar um novo tratamento, chamado Vyjuvek, que usa um vírus inativado da herpes simples para reproduzir cópias funcionais do gene. Os colírios foram aprovados pela FDA e se mostraram muito eficazes no caso do paciente, permitindo que Antonio recuperasse a visão após meses de tratamento. 

Agora, os médicos estudam alterar o gene fornecido pelo vírus no tratamento para ajudar outras pessoas com doenças oculares, como a distrofia de Fuchs, que afeta 18 milhões de pessoas nos Estados Unidos e responde por cerca de metade dos transplantes de córnea do país.

 O colírio de terapia gênica pode ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a combater diversas doenças oculares.

Com informações de Medical Xpress.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.