Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
12/09/2023 10h00min - Mato Grosso do Sul
6 meses atrás

Cobertura vacinal contra doenças não chega a 40% em Mato Grosso do Sul.


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Apesar dos esforços do Ministério da Saúde para aumentar os índices de cobertura vacinal em crianças e adolescentes, o cenário em Mato Grosso do Sul está longe do ideal de 95% de imunizados. A maioria das vacinas não alcança 40% de cobertura na faixa etária de 0 a 15 anos.

A situação é especialmente preocupante em Campo Grande, onde as vacinas de base, que fazem parte do calendário de vacinação infantil, têm índices extremamente baixos. A BCG conta com apenas 37,6% de cobertura, a VIP com 26,9%, a vacina contra febre amarela com 27,6% e a pentavalente com 26,7%.

As vacinas de campanha anual e aquelas para doenças já erradicadas também estão abaixo do ideal, incluindo o imunizante contra o sarampo (20,8%), a vacina contra a poliomielite (43,4%) e a vacina contra a Influenza (46%).

Um dos obstáculos para a melhoria da cobertura vacinal é a falta de busca ativa do público-alvo não imunizado, que inclui crianças e adolescentes em idade escolar. Os pais alegam que as salas de vacinação não estão preparadas e pedem horários de atendimento estendidos para facilitar a imunização de seus filhos.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.