Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
17/11/2023 16h00min - Agronegócio
7 meses atrás

Citricultores enfrentam desafios com onda de calor e preveem impactos na safra 2024/25

A qualidade comprometida das laranjas tem levado a uma redução na aceitação do mercado de mesa

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A atual onda de calor que assola o estado de São Paulo está gerando preocupações entre os citricultores locais, que temem possíveis impactos na produção da safra 2024/25. Embora seja prematuro realizar estimativas precisas, especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) alertam para os desafios enfrentados nas plantações.

De acordo com pesquisadores do Cepea, as altas temperaturas têm causado interferências significativas no processo de pegamento nas áreas que estavam com chumbinhos. Além disso, as áreas com floradas tardias, ocorridas em menos de 30 dias, estão sob risco, pois o calor precoce acelerou o estágio de desenvolvimento, aumentando a vulnerabilidade das plantas.

Citricultores também destacam possíveis impactos nas frutas maiores, especialmente aquelas provenientes de árvores com alta incidência de greening, pouco enfolhadas e/ou mal nutridas. As laranjas da temporada 2023/24, atualmente em plena colheita, estão sendo afetadas em termos de qualidade, com muitas frutas apresentando aspecto murcho e queimado pelo sol.

A qualidade comprometida das laranjas tem levado a uma redução na aceitação do mercado de mesa. Colaboradores do Cepea relatam que a aparência prejudicada das frutas está impactando diretamente a preferência dos consumidores, o que pode resultar em desafios econômicos para os produtores.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.