Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/11/2023 11h30min - Dourados
4 meses atrás

Circuito Energias Renováveis reúne empreendedores de Dourados

Evento foi realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, por meio do programa Cidade Empreendedora

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados e o Sebrae/MS promoveram na última terça-feira (31), o encontro “Circuito de energia renovável”, na sede da ACED (Associação Comercial e Empresarial do município), que apoiou o evento. Como parte do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa tem o intuito de auxiliar os pequenos negócios e produtores rurais a otimizarem os custos com energia elétrica e se tornarem empresas mais sustentáveis. 

Na ocasião, houve uma palestra que apresentou aos participantes estratégias que podem ser utilizadas para a redução de gastos com energia elétrica. Foram expostas alternativas que podem ser executadas sem custos iniciais, além de outras medidas que necessitam de algum tipo de investimento como a elaboração de um projeto para a geração de energia solar e o aluguel de energia oriunda de usinas fotovoltaicas. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cleriston Recalcatti, apresentar aos empreendedores alternativas que visam reduzir os custos de energia é fundamental para atrair novos investimentos e alavancar a economia do município. ‘“Reduzir o custo com energia tanto da forma residencial, quanto empresarial, melhora a competitividade das empresas e faz com que a economia seja cada vez mais pujante. Essa é mais uma ação importantíssima dentro do cenário econômico de Dourados, para que as oportunidades se ampliem tanto no setor de energias renováveis quanto no setor empresarial e para o cidadão, que terá um olhar mais sustentável para o futuro”, pontuou o gestor. 

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Maria Isabel Schierholt, o intuito foi auxiliar o empreendedor a entender a importância de ser sustentável e, com isso, reduzir gastos, o que irá possibilitar o investimento em melhorias na empresa. “A crescente conscientização sobre a necessidade de adotar fontes de energia mais limpas e sustentáveis, como a energia solar, é um passo crucial na direção de um futuro mais promissor. Nosso papel enquanto Sebrae, foi levar informações para os empreendedores e mostrar para eles que é possível aderir a essas iniciativas e que, inclusive, existem linhas de crédito específicas para isso. Temos o intuito de auxiliá-los a reduzir os custos com energia a longo prazo e também contribui para a preservação do meio ambiente, tornando a comunidade mais sustentável”, destacou a analista-técnica. 

Para o presidente da ACED, Paulo Roberto Campione, a redução com os custos com energia elétrica impacta diretamente no aumento das receitas das empresas, daí a importância de contribuir para que esse tipo de conhecimento chegue até o empresário. “O público-alvo foram as empresas que geram empregos para o município. O empreendedor, principalmente o pequeno, teve a oportunidade de entender a importância de reduzir os gastos com energia e aderir a iniciativas mais sustentáveis. A energia renovável, por exemplo, além de mais em conta tem um impacto mínimo no ambiente”, expôs o presidente.

Em Dourados, participaram do Circuito Energias Renováveis, as empresas convidadas que atuam no ramo de energia solar Infinity, Sentinela, Involt, Solar Prime, Evo Brasil, Phoenix Engenharia e Transforme Energia, além das instituições financeiras Banco do Brasil, Cresol, Sicredi e Caixa Econômica.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br. 



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.