Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/10/2023 10h00min - Ciência
5 meses atrás

Cientistas que possibilitaram criação de vacinas contra Covid-19 vencem Prêmio Nobel de Medicina

Além do reconhecimento, a condecoração lhes rendeu aproximadamente R$ 5 milhões

Foto montagem: TV Cultura ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Katalin Karikó e Drew Weissman receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 nesta segunda-feira ( 2 ). A bioquímica húngara e o cientista estadunidense conduziram estudos que permitiram o desenvolvimento de imunizantes contra a Covid-19.

Além do reconhecimento, a condecoração lhes rendeu aproximadamente R$ 5 milhões.

Enquanto a húngara é especializada em mecanismos mediados por RNA, o estadunidense é médico e leciona na Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia.

Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA, também conhecido como RNA mensageiro. Embora a descoberta tenha sido feita há 15 anos, ou seja, muito antes da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, os estudos foram responsáveis pela tecnologia que desenvolveu as vacinas.

“Através das suas descobertas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para a taxa sem precedentes de desenvolvimento da vacina durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, aponta uma publicação feita pela conta oficial da premiação nas redes sociais.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.