Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/06/2024 17h30min - Dourados
2 semanas atrás

Cidade Empreendedora em Dourados amplia formalização de microempreendedores e melhora ambiente de negócios


Foto: Divulgação Sebrae MS ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados em parceria com o Sebrae/MS realizou o Cidade Empreendedora no município desde 2021.  O programa trouxe estratégias para alavancar o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Nesta segunda-feira ( 3 ), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento realizado na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande. 

Na data, o Prefeito Alan Guedes recebeu um certificado pelo comprometimento em tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo. “A avaliação é altamente positiva porque através dessa iniciativa atingimos um público muito grande e gerou uma série de impactos relevantes, como a transformação da Sala do Empreendedor do nosso município, que foi reconhecida com o selo Diamante, e isso é fruto desse trabalho permanente de apoio do Sebrae e da Prefeitura, que juntos atuam em prol dos nossos empreendedores locais. 

Outro resultado foi a criação do Conselho de Desenvolvimento Local, que permite que a gente lidere uma série de ações em favor da cidade. Isso tudo mostra a importância do Cidade Empreendedora para Dourados, pois o programa permite que todo o município se beneficie e cresça”, ressaltou o prefeito.

Em 2023 e 2024, o município integrou o ciclo Expansão da iniciativa e recebeu um pacote de soluções voltado para dinamizar a economia, o que trouxe impactos positivos como o fomento à inclusão produtiva e à inovação, além do aumento da competitividade do município. 

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Fomento ao empreendedorismo e à inovação

Desde 2021, o Cidade Empreendedora atua em Dourados melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para os empresários locais com capacitações e orientações para a melhoria da empresa. Neste sentido, foram realizados mais de 71.200 atendimentos nesse período, alcançando cerca de 15.000 empresas distintas localizadas na cidade.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Durante a execução do programa, de 2021 a abril de 2024, por exemplo, foram abertas 12.495 novas empresas em Dourados, totalizando, atualmente, 32.348 empresas ativas no município. 

O levantamento também mostra que, durante o Cidade Empreendedora, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) também cresceu. Somente no último ano, de maio de 2023 a abril 2024, houve um aumento de 10% no volume de formalizações nessa categoria empresarial se comparado ao mesmo período anterior. Atualmente, são 16 mil MEIs ativos em Dourados.

Dentre as ações de fomento ao empreendedorismo realizadas em Dourados, grande parte foi promovida, por meio da Sala do Empreendedor, que oferece orientações para quem quer formalizar um negócio e conhecimento para quem já empreende e deseja melhorar a gestão da empresa. 

Em 2024, a excelência do trabalho realizado no espaço foi reconhecida pelo Sebrae nacionalmente e a Sala do Empreendedor de Dourados recebeu o selo Diamante de referência em atendimento ao público por cumprir todos os requisitos de qualidade ao oferecer o serviço. No mesmo ano, a sala já tinha recebido o selo Ouro em âmbito estadual. 

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Dourados entre em contato pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.