3 semanas atrás
Chuvas impulsionam a produção de soja e milho no Brasil
![Grande FM Fonte](/media/../res/apple-icon.png)
O mais recente relatório semanal do USDA, divulgado na quinta-feira (26), revelou que as chuvas generalizadas nas últimas semanas têm favorecido o crescimento das culturas de verão, como soja e milho, em diversas regiões agrícolas do Brasil. Contudo, a irregularidade na distribuição das precipitações deixou algumas áreas secas.
As precipitações variaram entre 25 e 100 mm nas principais áreas produtoras, como Mato Grosso e Minas Gerais, e chegaram ao Maranhão. Entretanto, algumas localidades receberam menos de 25 mm de chuva, causando preocupação.
As temperaturas mantiveram-se próximas à média, com máximas diurnas entre 30°C e 35°C, favorecendo o desenvolvimento das culturas, inclusive em áreas mais secas. No Paraná, chuvas moderadas a fortes, acima de 25 mm, garantiram umidade adequada para as fases reprodutivas das lavouras.
No Rio Grande do Sul, 94% da área destinada ao milho já foi plantada e a colheita das lavouras mais precoces começou. A soja também alcançou 94% de plantio com os primeiros cultivos em floração. A distribuição irregular das chuvas foi compensada por temperaturas amenas, com médias de 1 a 3°C abaixo do normal, que ajudaram a mitigar os efeitos de estiagens localizadas e a fortalecer as expectativas de alta produtividade.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.