Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
15/12/2023 15h00min - Dourados
2 meses atrás

Centro Cívico dos Pioneiros de Dourados elege nova diretoria no dia 20.


Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



No próximo dia 18/12, o Centro Cívico, Histórico e Cultural 20 de Dezembro, popularmente conhecido como Centro Cívico dos Pioneiros de Dourados (CCPD), se reúne em assembleia, para a eleição da nova diretoria da entidade. A data foi escolhida por conta do aniversário de emancipação do município, celebrado no dia 20 de dezembro.

O CCPD, durante todos esses anos tem se dedicado a resgatar pelo menos, parte da história da cidade, desde a chegada de seus primeiros habitantes e, ainda, preservar tudo aquilo que faz parte da cultura e do folclore local. Entre os quais, o museu histórico e a seresta, que anualmente ocorre no dia em que a cidade comemora seu aniversário.

Rozemar Mattos, um dos fundadores, destaca que o Centro Cívico tem buscado além das atividades citadas, o resgate das famílias pioneiras. Hoje o CCPD tem um dos maiores arquivos de documentos que contam de certa forma, a história do município. Como historiador, Rozemar conseguiu reunir diversas informações, consideradas hoje como relíquias.

Ele ainda lembra que o CCPD mantém uma outra atividade, considerada como uma das principais, que é a seresta. A entidade reúne um grupo de músicos que, no aniversário do município, leva entretenimento às pessoas em pontos específicos, como bares e restaurantes e também, a tradicional serenata em residências previamente escolhidas.

Rozemar ressalta a questão do museu, hoje instalado no Terminal Rodoviário de Dourados. “Nós precisamos que ele esteja em um  ponto de fácil acesso e com suas peças devidamente expostas e com dados detalhados sobre cada uma delas, afinal, a nossa história é contada ali”, explicou.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.