Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/03/2024 09h30min - Geral
2 meses atrás

Censo Escolar: número de alunos reprovados volta a crescer no Brasil

Levantamento também apontou aumento da evasão nas escolas

Pexels ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Depois de uma pausa por causa da pandemia, o número de alunos reprovados voltou a crescer no Brasil. De acordo com o Censo Escolar, nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), 7,46% dos estudantes foram reprovados. No ensino médio, o número foi de 13,24%.

Até 2022, vigoravam nos estados brasileiros políticas de aprovação automática dos alunos, por causa da pandemia de Covid.

No ano passado, 15,8% dos estudantes não tinham a idade adequada, porque foram reprovados, por exemplo, ou porque abandonaram o colégio em algum período.

A chamada “distorção idade-série” é mais alta na educação indígena (39,1%), quilombola (28,4%) e rural (26%) do que em relação aos centros urbanos (14,5%).

É também mais que o dobro entre alunos pretos e pardos (19,5%) em relação a brancos (9,6%).

O raio-x do ensino no Brasil também revela que, com o passar dos anos, aos poucos, as salas de aula vão ficando mais vazias.

Segundo o Censo Escolar, entre 2020 e 2021, 2,5% dos alunos abandonaram a escola no quinto ano do ensino fundamental. No nono ano, a taxa foi de 6,1%. O ensino médio é campeão de evasão escolar: 7% dos estudantes desistem no primeiro ou no segundo ano.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.