3 meses atrás
Ceasa-MS registra aumento de 105% no volume de produtos importados do exterior

Em 2024, a Ceasa-MS registrou um aumento expressivo na importação de frutas e hortaliças, com 1.044 toneladas recebidas, mais que o dobro do volume de 2023. A maçã foi o item mais importado, com 536 toneladas vindas de países como Itália e Argentina, seguida por alho e pera. Frutas exóticas, como pitaya e mirtilo, também marcaram presença.
O principal motivo para o aumento das importações foi a demanda por variedades não produzidas no Brasil e a entressafra de frutas nacionais. André Vasconcelos, da Mape Frutas, destacou que consumidores buscam opções específicas, como a maçã Red Delicious, mesmo com menor volume em relação às nacionais.
As frutas importadas exigem cuidados logísticos rigorosos, incluindo seleção e armazenamento refrigerado. No total, os produtos de fora, incluindo de outros estados, representaram 86,83% do volume comercializado pela Ceasa-MS, com São Paulo liderando como fornecedor. Em 2024, o total movimentado foi de 216 mil toneladas, um aumento de 3,1% em comparação a 2023.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.