2 meses atrás
CBF prepara final única na Copa do Brasil e reformulação completa no calendário de 2026
A CBF prepara mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026, com destaque para a final da Copa do Brasil em jogo único, possivelmente em campo neutro, encerrando a temporada. O novo formato será divulgado nesta quarta-feira (1º), após reunião final na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A proposta inclui a entrada dos clubes da Série A na fase de 16-avos de final e jogos únicos nas etapas iniciais da Copa do Brasil. As oitavas, quartas e semifinais manteriam partidas de ida e volta. A ideia de jogo único em todas as fases foi descartada.
A final seguiria o modelo de 2025, realizada após o Brasileirão, permitindo participação no Intercontinental da Fifa. A CBF também quer reduzir cinco datas dos estaduais, que terão até 11 jogos, e promover ajustes na Copa do Nordeste e na Copa Verde.
Outra proposta é ampliar a Série D de 64 para 96 clubes, fortalecendo o futebol nacional e oferecendo mais espaço a equipes menores. A medida busca maior inclusão e desenvolvimento regional.
A entidade também negocia com a Conmebol a troca das duas vagas brasileiras na fase preliminar da Libertadores por acesso direto à fase de grupos. No entanto, a proposta enfrenta resistência da confederação sul-americana.
Essas mudanças visam otimizar o calendário, melhorar a organização das competições e ampliar a participação dos clubes, equilibrando o calendário nacional com os compromissos internacionais.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

