3 semanas atrás
CBF envia denúncia à Conmebol e pede exclusão do Cerro Porteño da Libertadores Sub-20

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta sexta-feira ( 7 ) que enviou uma denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20.
Segundo nota oficial, um documento de 29 páginas, elaborado pelas Diretorias Jurídica e de Governança e Conformidade da CBF, cobra tolerância zero contra atos discriminatórios e exige punições severas tanto para os torcedores quanto para o clube paraguaio.
“O que esperamos da Conmebol é rigor. Basta de racismo e de multas que não levam a nada. Queremos punições esportivas”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“O futebol sul-americano carrega um histórico de impunidade em relação a atos racistas e que as sanções aplicadas são, na maioria das vezes, insignificantes para coibir novas ocorrências. Frise-se que a esmagadora maioria das vítimas advém do solo brasileiro”, argumenta o órgão em nota.
Cópias da denúncia foram enviadas aos presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez. A CBF foi a primeira confederação a implementar punições esportivas em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.
Entenda o caso
Na noite de quinta-feira ( 6 ), Luighi e Figueiredo foram alvos de ofensas racistas por parte de torcedores do Cerro Porteño durante uma partida válida pela Conmebol Libertadores Sub-20. Alguns torcedores do clube paraguaio imitaram macacos e cuspiram na direção dos atletas brasileiros.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.