2h atrás
Casos de síndrome respiratória grave avançam no Sudeste e acendem alerta em novos estados
O mais recente boletim InfoGripe, da Fiocruz, aponta aumento contínuo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela influenza A em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de início de crescimento na Bahia.
O levantamento, referente à última semana de outubro, indica ainda tendência de alta da covid-19 no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e aumento atípico do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas em Sergipe.
Três estados — Mato Grosso do Sul, Paraíba e Tocantins — estão em nível de alerta para SRAG, com avanço entre crianças e pessoas acima de 50 anos.
Desde o início de 2025, o país registrou 204 mil casos de SRAG e mais de 12 mil mortes, sendo quase metade provocada pela influenza A.
A Fiocruz reforça a necessidade de vacinação contra gripe e covid-19, especialmente entre grupos de risco, e alerta para a baixa cobertura vacinal nacional, de cerca de 41%, quando o ideal é 90%.
Entre as medidas preventivas, a instituição recomenda ventilar ambientes, manter higiene das mãos, usar máscara em caso de sintomas e evitar contato com pessoas vulneráveis.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

