2 semanas atrás
Caso de gripe aviária é confirmado no Zoológico de Brasília

O governo do Distrito Federal confirmou, na última terça-feira ( 3 ), um caso de gripe aviária no Zoológico de Brasília. O local está fechado desde a última quarta-feira (28), após duas aves terem sido encontradas mortas.
O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A presença do vírus foi identificada em um irerê, uma espécie de pato, e em um pombo.
"Com a confirmação do foco, conforme tratativas junto a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, será mantida a interdição do Zoológico até o dia 12 de junho, caso não ocorram novos casos no local", diz o governo.
A Secretaria de Agricultura (Seagri) destacou que o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, desde que os produtos estejam devidamente inspecionados.
Equipes de vigilância continuam monitorando a saúde das aves no zoológico e em áreas próximas. A recomendação é que a população evite qualquer contato com aves mortas e notifique imediatamente à Seagri caso observe sinais respiratórios, neurológicos ou aumento súbito de mortalidade entre aves.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.