Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
01/12/2023 16h00min - Mobilidade Urbana - Tecnologia
3 meses atrás

Carros elétricos: Lotus terá um dos carregadores mais rápidos do mundo

Lotus desbancou a Tesla na potência das estações de carregamento, que podem abastecer um modelo em cinco minutos

Foto: Lotus/Reprodução ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A eletrificação no setor automotivo engatou de vez, mas tão importante quanto aumentar o número de vendas pode ser oferecer a infraestrutura adequada para o carregamento. A Tesla é um nome importante na indústria nesse sentido, com os carregadores Supercharger utilizados por outras empresas do setor. Contudo, deve vir competição por aí. A Lotus  vai lançar as estações de carregamento de carros elétricos mais rápidas até agora.

A Lotus tem planos ambiciosos: quer se tornar 100% elétrica até 2028. Para isso, a companhia já lançou desde SUVs elétricos até e-bikes. No entanto, a montadora sabe da importância da infraestrutura de carregamento para potencializar o setor e vai lançar as estações mais rápidas do mercado até agora, superando até a Tesla.

Há um porém: os carregadores foram apresentados esta semana no evento automotivo de carros elétricos London EV Show e já estão disponíveis na China. A aposta é para o futuro, para quando o setor estiver mais desenvolvido.

Isso porque a Lotus quer usar a superpotência dos dispositivos para lidar com um cenário mais avançado do que o atual, quando o mercado automotivo estiver pronto. Para se ter uma ideia, os Supercharger da Tesla têm capacidade de carregamento de 300 kW. Os da Lotus terão 450 kW.

Implementação dos carregadores superpotentes

Os carregadores serão chamados Flash Charge e foram projetados para a implementação imediata, mas devem demorar mais um ano até chegarem.Isso vai depender não só do setor automotivo, mas também da capacidade da rede elétrica se desenvolver para alcançar a demanda.Além disso, a implementação também depende dos carros elétricos do futuro, já que muitos deles sequer conseguem suportar tamanha carga. A própria frota da Lotus é limitada a 350 kW.Isso não impede o uso nos carregadores mais potentes, de 450 kW, mas significa que boa parte da eficiência será perdida por falta de necessidade.A estimativa é que a empresa estenda o alcance dos carregadores da China para a Europa e Oriente Médio no segundo trimestre de 2024, mas ainda não há informações concretas nesse sentido.Como são os dispositivos Flash Charge da Lotus

Os dispositivos da montadora usam refrigeração líquida, que, segundo o site New Atlas, é essencial para fornecer um carregamento mais rápido e eficiente.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.