Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/10/2023 20h00min - Tecnologia
4 meses atrás

Carro voador é salvo por paraquedas balístico em teste de queda

Novidade oferece pouso suave mesmo em caso de problemas graves, diz fabricante chinesa

Imagem: Divulgação/AeroHT ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mesmo com toda inovação e tecnologia, um carro voador não está livre de falhas. Já se perguntou o que acontece se algo der errado em pelo ar? A AeroHT, uma empresa da gigante automotiva Xpeng, resolveu testar na prática com o seu novo sistema de paraquedas balísticos.

A novidade promete oferece um pouso suave mesmo em caso de problemas graves no sistema de propulsão, diz a empresa.

Como foi o teste de queda

A AeroHT lançou um vídeo que mostra o seu próprio sistema de segurança funcionando em um protótipo do eVTOL X2.Os paraquedas começam a capturar ar cerca de um segundo e meio após o acionamento.O sistema desacelera a queda de 50 metros para uma velocidade constante de cerca de 19 km/h até a aeronave atingir o solo.Mesmo com movimentos bruscos, o pouso de emergência não danificou a aeronave, afirma a empresa.Considerando que um objeto similar atingiria o solo a cerca de 113 km/h, segundo cálculos do New Atlas, o sistema é realmente um aliado e tanto caso a aeronave sofra alguma falha catastrófica.

O que é um paraquedas balístico?

O paraquedas balístico foi projetado para ser leve e compacto e pode ser armazenado mesmo em compartimentos pequenos. Seu sistema é composto por foguete, alavanca de ativação, tiras de kevlar, painel de saída e o paraquedas em si.

Falando em carro voador, entusiastas de aviação já podem comprar o seu próprio “brinquedo” nos Estados Unidos. A máquina futurística se chama Lilium Jet e ostenta tecnologia de ponta, desempenho e luxo — tudo isso por alguns milhões de dólares.

Carro voador já está à venda nos EUA

A notícia é um marco para o setor , já que o mercado americano é considerado o maior de aviação privada no mundo.

Veja simulação: AeroHT Safety System



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.