Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/11/2023 11h00min - Mato Grosso do Sul
4 meses atrás

Campo Grande (MS) recebe o título de Capital do Agronegócio


Foto reprodução: Governo Federal ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta segunda-feira, 6, Campo Grande foi oficialmente designada como a "Capital do Agro" por meio da promulgação da Lei 7.140/23, que foi realizada pela prefeita da cidade, Adriane Lopes. A cerimônia de assinatura se deu no Pavilhão do Fazendeiro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, e ocorreu antes da palestra noturna do 3° Encontro dos Criadores, que abordou o mercado do boi gordo em Mato Grosso do Sul. O projeto de lei recebeu aprovação na Câmara de Vereadores.

 

O projeto de lei se baseou na justificativa de que várias capitais do Brasil competem para ostentar o título de capital nacional do agronegócio. Embora algumas delas possam concentrar serviços e produção em estados de alta produção agropecuária, nenhuma delas iguala a produção e os rendimentos de Campo Grande.

 

A capital de Mato Grosso do Sul é líder entre as capitais brasileiras em termos de faturamento com a produção agropecuária, área plantada e produção em toneladas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Conforme o levantamento mais recente, baseado na pesquisa de Produção Agrícola Municipal com informações de 2021, divulgadas no final de 2022, Campo Grande alcançou um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão, resultante da produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares.

 

A combinação de alto Valor Bruto da Produção (VBP), produção colhida e área plantada coloca a Cidade Morena como a mais lucrativa em comparação com as demais capitais brasileiras em termos de produção agrícola.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.