Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/08/2023 17h30min - Dourados
10 meses atrás

Campanha contra queimadas segue em Dourados MS

Medidas como a limpeza adequada dos lotes podem prevenir ocorrências

 ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



As queimadas urbanas representam um problema sério que afeta não apenas o ambiente, mas também a saúde da população e a qualidade de vida em nossas cidades. A Prefeitura de Dourados segue com a Campanha Agosto Sem Cinzas, com objetivo de conscientizar a população dos perigos das queimadas rurais e urbanas. A ação, promovida pela Defesa Civil de Dourados e pela GMA (Guarda Municipal Ambiental), envolve ainda o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Mirim, Grupo Desbravadores Bandeirantes, Corpo de Bombeiros e Associação dos Bombeiros Civis.

Algumas das principais medidas para prevenir esse tipo de ocorrência é a limpeza adequada dos lotes vazios e destinar corretamente o lixo gerado em nossas casas, evitando o seu acúmulo e que se tornem combustíveis para incêndios. Lotes vazios e com vegetação seca e áreas utilizadas para descarte irregular de lixo, restos de poda e entulhos tornam focos potenciais de incêndios. A falta de manutenção nesses espaços facilita a propagação do fogo para áreas habitadas, colocando em risco casas, estabelecimentos comerciais e até vidas humanas. Além disso, a fumaça proveniente das queimadas contém substâncias tóxicas que podem causar problemas respiratórios e agravar doenças pré-existentes, como asma e bronquite, afetando principalmente crianças e idosos.

É importante lembrar que as queimadas urbanas não apenas comprometem a qualidade do ar que respiramos, mas também têm consequências legais. De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 e a Política Municipal de Meio Ambiente, Lei nº 440/2022, quem provocar incêndios em áreas urbanas podem ser responsabilizados legalmente, passível de multas e até detenção. As autoridades estão atentas a essa questão e têm intensificado a fiscalização para coibir essas práticas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública.

Nossa responsabilidade como cidadãos vai além de evitar atitudes que levem às queimadas. Devemos denunciar casos de lotes abandonados e lixo acumulado, contribuindo para a manutenção da limpeza em nossa cidade. Além disso, promover a conscientização sobre os perigos das queimadas entre amigos e familiares é fundamental para construirmos um ambiente mais seguro e saudável para todos.

As queimadas urbanas são uma preocupação real que afeta não apenas o ambiente, mas também a saúde da população. Através do compromisso com o meio ambiente, do conhecimento dos riscos à saúde, da aplicação de multas e do respaldo da legislação ambiental, podemos trabalhar juntos para minimizar e eventualmente eliminar essa prática prejudicial, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Para denúncias, ligue:Guarda Municipal Ambiental – Tel.: 153Defesa Civil – Tel.: 199IMAM – Tel.: 3428 4970



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.