Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/08/2023 17h30min - Dourados
7 meses atrás

Campanha Agosto sem Cinzas começa sábado com blitz educativa e distribuição de mudas

Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e as penalidades para a prática das queimadas ao ar livre, principalmente no período de estiagem

Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Na manhã deste sábado ( 5 ), a Prefeitura de Dourados inicia a Campanha Agosto sem Cinza, de prevenção e conscientização aos riscos de queimadas neste período de maior estiagem.

As ações acontecem das 9h às 10h, na Praça Antônio João, onde será realizada uma blitz educativa com entrega de panfletos e a distribuição de mudas. As atividades são desenvolvidas pela Defesa Civil junto aos seus voluntários, Guarda Municipal Ambiental, Corpo de Bombeiros, Imam e as crianças do grupo de escoteiros São Jorge e do projeto Bombeiros do Amanhã.

Conforme informações da Guarda Municipal, provocar queimadas ao ar livre sem a devida autorização, sejam urbanas ou rurais, é infração ambiental e tanto pessoas físicas quanto jurídicas são puníveis. Conforme o artigo 19 da Lei 440/22, a multa nesse caso pode ser de 3.000 a 24.000 Uferms, o que convertido para o real, pode chegar a até R$ 1.137,00.

Ainda conforme as informações, de janeiro a julho deste ano a Guarda Municipal recebeu 49 denúncias de queimadas. O número é menor que o mesmo período no ano passado, onde a estiagem durou mais tempo e foram registradas 63 notificações.

Rodrigo Vitorino da Cruz, coordenador da Defesa Civil, ressalta que Dourados está há 22 dias sem chuvas. Esse período de estiagem, somado a baixa umidade do ar e as altas temperaturas trazem riscos à saúde.

“É necessário conscientizar a população dos riscos que as queimadas neste período podem causar, além da importância de evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter ambientes umedecidos e ingerir bastante líquido, para evitar problemas de saúde”, alerta.

Nos próximos dias as ações educativas serão realizadas nas rodovias da região de Dourados.

Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através dos telefones 153 (GM), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.