Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
17/02/2025 17h00min - Turismo
4 meses atrás

Caminho dos Veadeiros passa a integrar Rede Nacional de Trilhas


Reprodução: Agência Brasil/Rui Faquini/ICMBio ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



A Trilha Caminho dos Veadeiros, no estado de Goiás, foi reconhecida nesta segunda-feira (17) como integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). O percurso, com 483 quilômetros (km) para caminhada e duas rotas para cicloturismo, atravessa sete municípios do estado pelos cenários da Serra Geral do Paranã.

Segundo Samuel Schwaida, analista do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e voluntário do projeto Caminho dos Veadeiros, a conquista é resultado de oito anos de trabalho fortemente apoiado no voluntariado para que a trilha pudesse ser acessada de forma democrática por ciclistas e caminhantes.

“A rota de caminhada ainda está em implementação e tem alguns trechos liberados. As duas rotas de bicicleta foram sinalizadas, e já é possível consultar todos os pontos de apoio mapeados e de articulação em todos os municípios. Então, as rotas de bicicleta já podem ser percorridas”, informou Schwaida.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União, reconhece o Caminho dos Veadeiros como um importante corredor que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, promovendo conservação e geração de renda a partir do turismo sustentável.

A caminhada inclui as áreas de proteção ambiental (APAs) do Planalto Central e do Pouso Alegre e diversas reservas particulares do patrimônio Natural, além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O projeto para estruturar a trilha teve início em 2017, como parte da Rede Trilha, uma política pública do MMA, ICMBio e Ministério do Turismo. Grandes trilhas foram planejadas no território nacional, incluindo o Caminho dos Goyazes. Voluntários se organizaram para conceber o circuito, utilizando estudos de mapa, imagens de satélite e dados de uso e cobertura do solo. Em 2018, o nome e o percurso foram definidos, começando em Formosa e passando por vários municípios no bioma Cerrado.

A trilha foi sinalizada por pegadas amarelas, desenvolvidas pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em 2022, o mapeamento de infraestrutura e sinalização foi impulsionado por projetos GEF. Em 2023, a Associação Caminho dos Veadeiros (ACV) foi criada para gerenciar o circuito e dialogar com órgãos públicos e comunidades.

Recomendações sobre o percurso, incluindo trechos para caminhada, mapas e pontos de apoio, estão disponíveis nas redes sociais da ACV. A trilha foi planejada para minimizar o impacto ambiental e gerar renda para as comunidades locais.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.