1 mês atrás
Câmara aprova ampliação de 513 para 531 vagas de deputados federais

Na noite desta terça-feira ( 6 ), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que amplia o número de parlamentares na Casa, passando de 513 para 531 cadeiras. A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado.
A medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2023, exigiu a atualização da composição da Câmara com base nos dados populacionais.
O prazo para o cumprimento da decisão termina em 30 de junho, o que tem levado o Congresso a acelerar a tramitação do projeto.
A nova distribuição de vagas será baseada nos dados do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e passará pela validação do Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com o texto aprovado, os seguintes Estados serão beneficiados com acréscimos de cadeiras:
– Santa Catarina – 4 vagas a mais;
– Pará – 4 vagas a mais;
– Amazonas – 2 novas vagas;
– Rio Grande do Norte – 2 novas vagas;
– Mato Grosso – 2 novas vagas;
– Goiás – acréscimo de 1 vaga;
– Ceará – acréscimo de 1 vaga;
– Minas Gerais – acréscimo de 1 vaga;
– Paraná – acréscimo de 1 vaga.
Segundo o relator da proposta, deputado Damião Feliciano (União-PB), a ampliação de 18 cadeiras deve gerar um impacto financeiro de cerca de R$ 64,6 milhões por ano, com base em informações da Direção-Geral da Câmara.
No entanto, o parecer não detalha os critérios utilizados para estimar que cada novo parlamentar resultaria em um custo anual aproximado de R$ 3,6 milhões.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.