Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/09/2023 16h30min - Economia
9 meses atrás

Caixa e BB realizam a primeira transferência do Drex, a moeda digital brasileira

No final de agosto, a Caixa e o Banco do Brasil fizeam a primeira transferência com o Drex, a moeda digital brasileira

Imagem reprodução ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil fizeram a primeira transferência de recursos utilizando o Drex, a moeda digital brasileira que utiliza a tecnologia de blockchain.

O que é o Drex e como funcionará?

A moeda Drex é uma Central Bank Digital Currency (CBDC), com funções semelhantes ao PIX, permitindo pagamentos instantâneos, mas com recursos adicionais.Além das funcionalidades de pagamentos, a Drex permitirá a compra e venda de títulos públicos.O Banco Central será o emissor da moeda Drex, e a custódia será supervisionada pela própria instituição.Pessoas e empresas poderão adquirir a moeda Drex entregando reais físicos, que serão convertidos em reais digitais emitidos pelo Banco Central, e vice-versa.A operação de troca será intermediada por participantes do sistema financeiro ou de pagamentos autorizados pelo Banco Central.Os bancos não poderão emprestar esses recursos a terceiros, como acontece com o Real físico.A Drex permitirá transações financeiras, transferências, pagamentos de contas, boletos e impostos, além de possibilitar a conversão entre reais digitais e depósitos bancários convencionais.A moeda será desenvolvida com interoperabilidade, podendo ser utilizada em sistemas de pagamento existentes, como bancos, instituições de pagamento ou o PIX.Ao contrário de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, a Drex é emitida por uma autoridade monetária e visa fornecer um ambiente seguro e regulado para inovação empresarial.Os usuários precisarão de uma carteira virtual custodiada por um agente autorizado pelo Banco Central para acessar e utilizar a moeda Drex.Os presidentes comentaram sobre a primeira transferência do Drex

"A colaboração entre as nossas instituições representa um compromisso com a inovação e a modernização do setor financeiro. Estamos entusiasmados com os resultados positivos até agora e ansiosos para explorar ainda mais o potencial das moedas digitais e das transações ágeis". Rita Serrano, presidente da Caixa.

"O teste realizado entre os dois bancos é mais um passo importante do projeto e demonstra nossa capacidade de incorporar novas tecnologias e inovações aos nossos modelos de negócio". Tarciana Medeiro, presidente do Banco do Brasil.

*informações Olhar Digital/ Por William Shendes, editado por Bruno Capozzi



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.