Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/11/2023 18h00min - Tecnologia
4 meses atrás

Brasil quer investir na produção de chips semicondutores

O governo reverteu a extinção do Ceitec e disse que a estatal representa uma oportunidade para impulsionar o setor de chips no Brasil

Imagem: assessoria de imprensa/Ceitec ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O governo brasileiro planeja retomar a fabricação de chips semicondutores no país. O presidente assinou um decreto que impede a extinção do Ceitec, estatal responsável pela produção. 

A medida visa impulsionar o setor e aumentar a competitividade do Brasil no mercado global. Atualmente, o mercado de chips é dominado por Taiwan e Coreia do Sul, mas a China tem investido pesado no setor, o que gera preocupações em outros países. Para evitar a dependência da tecnologia chinesa, foram anunciadas sanções contra a China, abrindo espaço para o Brasil suprir a demanda deixada pelas restrições. 

Os chips semicondutores são essenciais para dispositivos eletrônicos e têm impulsionado inovações como a computação quântica e a inteligência artificial.

A Importância dos chips semicondutores

Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.