2 anos atrás
Brasil irá retomar Fundo Amazônia após Lula assinar decreto neste domingo (1º)
O fundo está parado desde 2019, após o governo Bolsonaro extinguir colegiados que faziam parte do projeto

A iniciativa foi criada em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma. Em 2019, o governo Bolsonaro extinguiu colegiados que faziam parte do Fundo Amazônia e, desde então, ele segue parado. O conteúdo do decreto assinado por Lula ainda não foi disponibilizado pelo governo.
Por meio de nota, o governo afirmou que o decreto "viabiliza a utilização de R$ 3,3 bilhões em doações internacionais para combater o crime ambiental na Amazônia". No início de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reativação, no prazo de 60 dias, do Fundo Amazônia.
Na ocasião, o plenário julgou uma ação em que partidos da oposição alegaram que o governo Bolsonaro era omisso e que a União estava deixando de disponibilizar bilhões do fundo que deveriam ser destinados para financiar projetos de preservação na Amazônia.
Fonte: Cultura TV
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.