Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/04/2025 12h00min - Exportação
3 meses atrás

Brasil investe em rastreabilidade digital do atum com foco na exportação


Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um projeto de rastreabilidade eletrônica de atum para exportação será desenvolvido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Paiche Consultoria e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir de um acordo de cooperação técnica. Será o primeiro pescado rastreado da pesca marinha brasileira.

A Embrapa é responsável pelo Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), usado para garantir a rastreabilidade da origem até o consumidor final para produtos como arroz, açúcar mascavo, frutas, legumes e frangos de corte. 

O ICMBio atua na gestão e fiscalização de quatro Unidades de Conservação Federal que integram o Núcleo de Gestão Integrada Grandes Unidades Oceânicas — uma área que representa cerca de 25% da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

A iniciativa busca ampliar o alcance do Sibraar no setor pesqueiro, permitindo que consumidores, especialmente no mercado internacional, tenham acesso a informações detalhadas sobre as práticas produtivas e extrativistas, com ênfase na pesca do atum.

Além de reforçar a transparência e a segurança alimentar, o projeto também promove a sustentabilidade ambiental e fortalece a competitividade da indústria pesqueira brasileira no cenário global.

Fonte informações : Agrolink



•