3 anos atrás
Brasil encara Sérvia em duelo final por título inédito do Mundial
Seleção enfrenta rivais neste sábado, em Apeldoorn, em busca do único título que falta em sua galeria

Neste sábado, o Brasil entra em quadra em busca de um inédito título do Mundial de vôlei feminino.
Depois de 11 jogos em três semanas, a seleção de José Roberto Guimarães encara a Sérvia na decisão em Apeldoorn, na Holanda, às 15h (horário de Brasília). É o desafio final que separa o grupo da conquista do título que falta à coleção do país bicampeão olímpico.
Foi um percurso e tanto. Antes mesmo de começar a competição, foram oito semanas de preparação. Até a final, dez vitórias e uma derrota, ainda na primeira fase, para o Japão. A única até aqui. A partir daquele jogo, a seleção mudou a postura e construiu seu caminho rumo à decisão contra a Sérvia. Acumulou vitórias contra o próprio Japão, nas quartas, Itália, duas vezes, China, Holanda, Bélgica e Porto Rico. E, a cada jogo, se firmou como forte candidata ao título.
A seleção tem seus pilares em Gabi, Carol, Carol Gattaz e Macris. As quatro formam a base de uma equipe que se transforma. Contra a Itália, Rosamaria, Lorenne e Nyeme ganharam as vagas no time titular. Diante da Sérvia, porém, Zé Roberto ainda vai definir o esquema para buscar o título mundial.
Do outro lado, um rival invicto. A Sérvia ainda não perdeu neste Mundial. No confuso regulamento montado pela Federação Internacional, será a primeira equipe da outra chave no caminho do Brasil.
- Apesar de termos jogado contra elas na Liga das Nações, é um adversário estranho.
O Brasil chega à quarta final de Mundial. Até aqui, levou a pior em 1994, para Cuba, e em 2006 e 2010, para a Rússia. Zé Roberto esteve à frente da seleção nas duas últimas medalhas de prata. O técnico também comandou o time na campanha do bronze em 2014 e no sétimo lugar em 2018.
Fonte: GE
•