Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/06/2024 17h00min - Esporte
2 meses atrás

Brasil e Portugal asseguram vagas olímpicas no ciclismo Mountain Bike em Paris 2024


Foto reprodução: Olimpics.com/ por Wander Roberto/COB ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Desde a estreia do ciclismo mountain bike no programa Olímpico em Atlanta 1996, o Brasil sempre teve ao menos um representante em todas as edições. Em Paris 2024 não será diferente. O país assegurou uma cota masculina e uma feminina após a confirmação oficial das vagas pela União Ciclística Internacional (UCI) nesta segunda-feira, 3 de junho.

O período pré-Olímpico da modalidade terminou em 26 de maio de 2024. O Brasil obteve vagas de acordo com sua posição no ranking Olímpico de nações, que leva em conta os melhores resultados dos ciclistas de cada Comitê Olímpico Nacional a partir de 7 de maio de 2022.

Pelas regras de classificação do ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos Paris 2024, os oito melhores países do ranking em cada gênero asseguram duas cotas cada, enquanto as onze nações subsequentes (9º ao 19º) obtêm uma vaga, totalizando 27 – destinadas ao Comitê Olímpico Nacional e não ao atleta.

Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.

Em ambos os gêneros, o Brasil ficou próximo de assegurar as duas cotas máximas na modalidade. No masculino, por exemplo, o país ficou na nona posição com 5.793 pontos – apenas 283 atrás da Grã-Bretanha, oitava. Entre as mulheres, foi o décimo colocado com 5.137 pontos – a Grã-Bretanha novamente foi a oitava com 376 pontos a mais.

*Fonte: olympics.com



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.