3h atrás
Brasil e Estados Unidos iniciam diálogo para reduzir tarifas e ampliar exportações brasileiras

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que um novo acordo comercial com os Estados Unidos pode beneficiar até US$ 7,8 bilhões em exportações brasileiras. A análise considera 1.908 produtos listados em uma ordem executiva americana, incluindo tarifas específicas e acordos setoriais.
Na segunda-feira ( 6 ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação de Donald Trump. Durante a conversa, Lula destacou que o Brasil é um dos poucos países do G20 com quem os EUA mantêm superávit comercial. Ele pediu a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e o fim de restrições contra autoridades nacionais.
Trump respondeu designando o secretário de Estado Marco Rubio para continuar as negociações com representantes brasileiros, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Para a gerente de Comércio da CNI, Constanza Negri, esse diálogo mostra respeito mútuo e pode abrir caminho para avanços. Ela defende que não há justificativas econômicas para as atuais tarifas e destaca a forte relação comercial entre os dois países.
O CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto, também vê a conversa como um avanço importante. Segundo ele, o diálogo entre os governos estava parado, e agora há uma oportunidade real de reequilibrar o comércio e estimular investimentos.
Abrão Neto acredita que essa mudança foi impulsionada pela mobilização do setor empresarial, que tem pressionado por soluções que favoreçam o crescimento econômico entre Brasil e Estados Unidos.
*Com infromações: Brasil 61
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.