Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
31/01/2024 11h30min - Geral
4 semanas atrás

Brasil e Bolívia fortalecem parceria para avanço tecnológico

Acordo estratégico prevê a realização de estudos para ampliar a produção de fertilizantes em ambos os países

Foto reprodução: Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ratificou uma série de Memorandos de Entendimento (MdE) entre o Brasil e a Bolívia em uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, nesta terça-feira (30). Os MdEs visam impulsionar o desenvolvimento da agropecuária e da agroindústria, consolidando o compromisso mútuo de ambos os países em promover políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável do setor.

Para fomentar a inovação nos segmentos de insumos agrícolas, com destaque para fertilizantes, calcário e demais nutrientes essenciais para o cultivo, foi assinado um MdE entre o Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, juntamente com os ministérios do Desenvolvimento Rural e Terras (MDRT) e dos Hidrocarbonetos e Energia (MHE) da Bolívia.

Este acordo estratégico prevê a realização de estudos para ampliar a produção de fertilizantes em ambos os países, incluindo a construção de fábricas especializadas em fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos.

A Bolívia, detentora de vastas reservas de gás natural essenciais para a produção de fertilizantes nitrogenados, bem como minerais empregados na fabricação de outros nutrientes, enfrenta desafios de capacitação e recursos para desenvolver plenamente suas cadeias produtivas. O memorando busca abordar essa lacuna através de cooperação técnica, planos de desenvolvimento industrial e programas de atração de investimentos.

O Ministro Carlos Fávaro ressaltou a relevância desses acordos no contexto do compromisso do governo em reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados, destacando a necessidade de alternativas como o suprimento de gás natural a preços competitivos para concluir projetos como as plantas de Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT).

Além disso, um acordo de cooperação tecnológica entre instituições de pesquisa, firmado entre o Mapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o MDRT, estabelece a criação de um Grupo de Trabalho e a formulação de um plano estratégico para facilitar a transferência de tecnologia e conhecimento entre os dois países.

Os MdEs terão validade inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckimin, o ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, a ministra das Relações Exteriores do Estado Plurinacional da Bolívia, Celinda Sosa Lunda, e os ministros do Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles Atila, e dos Hidrocarbonetos e da Energia, Franklin Ortiz.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.