Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/01/2026 10h30min - Geral
2 dias atrás

Brasil deve pedir a palavra em reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Venezuela


Reprodução: ONU ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta segunda-feira, dia 5, em sessão extraordinária para discutir o ataque dos Estados Unidos à Venezuela.

A reunião foi solicitada pela Colômbia após ações militares norte-americanas em Caracas, que resultaram na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa.

Embora o Brasil não seja membro permanente do Conselho, o país deve pedir a palavra durante a sessão. O embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, deve reafirmar a posição do governo brasileiro de que a ofensiva militar representa uma violação da soberania da Venezuela e do direito internacional.

O posicionamento seguirá a mesma linha adotada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião da Celac, e pela manifestação oficial do presidente Lula.

Lula classificou a ação dos Estados Unidos como inaceitável, afirmando que bombardeios em território venezuelano e a captura do chefe de Estado cruzam um limite grave e perigoso para a comunidade internacional.

Segundo o presidente, esse tipo de intervenção ameaça o multilateralismo, incentiva a instabilidade global e relembra períodos históricos de interferência externa na América Latina, colocando em risco a manutenção da região como uma zona de paz.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.