Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/11/2025 15h01min - Saúde
2h atrás

Brasil dá passo inédito para produzir sua própria insulina


Ministério da Saúde ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (17) o primeiro lote de insulina glargina, com mais de 2,1 milhões de unidades, destinadas ao tratamento de pessoas com diabetes pelo SUS. Até o fim de 2025, outro carregamento com 4,7 milhões de unidades será entregue.

A produção nacional será possível graças à transferência de tecnologia para o laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz, em parceria com a empresa brasileira Biomm. Atualmente, o medicamento pertence à farmacêutica chinesa Gan&Lee.

O projeto prevê também a fabricação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), iniciativa inédita na América Latina. A unidade da Fiocruz no Ceará será responsável pelo desenvolvimento tecnológico, ampliando a capacidade de produção de biofármacos e vacinas para o SUS.

Segundo o governo, ao final da transferência de tecnologia o Brasil terá autonomia para produzir insulina glargina, garantindo estabilidade no fornecimento e fortalecendo o desenvolvimento científico nacional.

A iniciativa faz parte das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), modelo que une instituições públicas e privadas para ampliar a produção de medicamentos estratégicos. A previsão é alcançar até 70 milhões de unidades por ano, incluindo etapas de embalagem e controle de qualidade.

Além da glargina, o Ministério da Saúde mantém outra PDP para fabricar as insulinas NPH e Regular, em parceria com a farmacêutica indiana Wockhardt, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Biomm. O SUS já oferece quatro tipos de insulina e medicamentos orais para o tratamento do diabetes, atendendo milhões de brasileiros.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.