1 mês atrás
Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

O governo brasileiro manifestou profunda preocupação com o agravamento do conflito militar no Oriente Médio e condenou, de forma veemente, os ataques realizados por Israel e, mais recentemente, pelos Estados Unidos contra instalações nucleares.
Em nota divulgada na tarde deste domingo (22), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que essas ações representam uma violação da soberania do Irã e do direito internacional.
O comunicado do Itamaraty destaca que qualquer ofensiva armada contra instalações nucleares constitui uma clara violação da Carta das Nações Unidas e das normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Tais ataques representam sérios riscos à vida e à saúde de populações civis, por expô-las à possibilidade de contaminação radioativa e a desastres ambientais de grande proporção.
A nota ainda reforça a posição tradicional do Brasil em defesa do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e a rejeição firme à proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.
O governo brasileiro também condena os ataques mútuos em áreas densamente habitadas, que vêm causando um aumento no número de vítimas e destruindo infraestrutura civil, inclusive hospitais, que têm proteção especial garantida pelo direito internacional humanitário.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.