Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/06/2025 14h00min - Turismo
3 semanas atrás

Bonito é o destino de ecoturismo favorito dos paulistanos, diz pesquisa


Reprodução: Fundtur ► 
Fonte: Fonte Campo Grande News



Bonito, município turístico a 297 quilômetros de Campo Grande, se mantém como o principal destino de ecoturismo para os paulistanos, segundo pesquisa Viaja São Paulo, produzida pela Folha de São Paulo e divulgada no fim da noite desta quarta-feira (25).

Em 2025, a cidade conquistou 10% das menções espontâneas, ficando isolada no topo do ranking, que em 2017 dividia com a Amazônia e Brotas (SP).

A reputação da cidade, famosa pelas grutas e rios cristalinos, reflete o modelo de turismo sustentável. De acordo com o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB), a crescente oferta de voos diretos tem ajudado a manter o destino no radar dos visitantes. Atualmente, Bonito conta com voos da Gol em Congonhas, da Azul em Campinas, e em setembro a Latam estreia voos saindo de Guarulhos.

O acesso terrestre também melhorou. A pavimentação da rodovia MS-345, que liga Bonito à capital Campo Grande, foi concluída no segundo semestre de 2024, facilitando a chegada dos turistas.

Dados do Oteb (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito) indicam que 290 mil pessoas visitaram a cidade em 2024, com 36,6% delas vindas de São Paulo. Apesar do sucesso, o governo local evita o turismo de massa para proteger o meio ambiente e garantir qualidade na experiência.

Além do controle rígido, Bonito investe na sustentabilidade. O voucher é 100% digital, reduzindo o uso de papel, e todas as visitas são acompanhadas por guias locais para assegurar o respeito às normas ambientais.

“A cidade trabalha com um sistema de voucher que limita o número de visitantes nos atrativos diários. Se a Gruta do Lago Azul permite 305 pessoas, a 306ª não entra”, explica a vice-prefeita e secretária de Turismo, Juliane Salvadori.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.