Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/11/2023 09h45min - Dourados
8 meses atrás

Bombeiros e Crea de Dourados são acionados para apurar segurança de roda gigante natalina.


Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Considerada o principal atrativo de lazer durante as festividades natalinas em Dourados, a roda gigante deverá passar por fiscalização do Corpo de Bombeiros e também do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). As instalações do equipamento estão sendo questionadas por meio de denúncia formalizada pelo vereador Fábio Luis (Republicanos), que encaminhou ofício na manhã desta terça-feira (28) aos dois órgãos.

O principal ponto de preocupação levantado pelo parlamentar é “a aparente fragilidade da base da estrutura, que se sustenta sobre uma pilha de tábuas”. A roda gigante tem 16 metros de altura. Ainda segundo o vereador, que também é arquiteto, “é necessária intervenção imediata para garantir a segurança da população que prestigia o evento”, uma vez que há evidências da precariedade na instalação do equipamento.

Comunicado da Prefeitura: A Prefeitura de Dourados informa que a Roda Gigante instalada na Praça Antônio João, uma das atrações principais do Dourados Brilha, está operando dentro das normas técnicas e de segurança previstas na legislação. A estrutura foi vistoriada por uma equipe do Corpo de Bombeiros na tarde do último sábado (25), obtendo a liberação para funcionamento. Tal vistoria foi acompanhada pela equipe da prefeitura.

A Roda Gigante opera há anos em outras cidades do Brasil, sempre com a mesma estrutura e observância das regras de segurança.

A segurança é atestada pelo engenheiro Nelson Nogueira Quelho, que assinou a autorização de responsabilidade técnica. A Prefeitura de Dourados tem compromisso com a segurança das pessoas e jamais colocaria em risco os visitantes do Dourados Brilha, colocando uma estrutura dessa magnitude para operar sem um laudo de responsável técnico.

Lamentamos que pessoas sem autoridade técnica usem a situação para espalhar pânico e medo nas pessoas, ficando clara a intenção política das denúncias.

Palavra do engenheiro responsável: Eu, NELSON NOGUEIRA QUELHO, responsável técnico pela montagem da RODA GIGANTE montada na AVENIDA JOAQUIM TEIXEIRA ALVES ESQ COM RUA JOÃO CANDIDO CÂMARA, Sob a ARTt nº 1320230129600, DECLARO para os devidos fins, que após vistoria das estruturas montadas, constatei e asseguro que a mesma encontra-se em total segurança para funcionamento. 

Atesto ainda que os CALÇOS DE APOIO DAS SAPATAS DO EQUIPAMENTO, servem exclusivamente para apoio da BASE DE AUTONIVELANTE DO EQUIPAMENTO. Ou seja, toda estrutura robusta, de maior peso e densidade, está apoiada e baseada na carreta metálica que sustenta a roda gigante. Tal estrutura é confeccionada atendendo as normas para essa finalidade. Sendo assim, os apoios de calço laterais têm a finalidade de estabilizar e não sustentar a estrutura.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.