Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
21/08/2023 19h00min - Tecnologia
7 meses atrás

Bateria da Nasa pode tornar aviões elétricos uma realidade

Nasa aposta em bateria de estado sólido com potência, eficiência e segurança necessárias para uso em aviões comerciais

Imagem: Canva/Grande FM-92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Nasa está desenvolvendo uma nova tecnologia de bateria de estado sólido para aviões elétricos. Diferente das baterias de íons de lítio, que são inflamáveis, as baterias de estado sólido são seguras e mantêm sua estrutura mesmo quando danificadas. 

Um protótipo de bateria de enxofre selênio produziu o dobro de energia por quilograma em relação a uma bateria de íons de lítio padrão e pode suportar temperaturas duas vezes mais quentes. 

Futuro da aviação será elétrico?

Apesar dos avanços, os responsáveis pela bateria de estado sólido lembram que ela ainda precisa passar por novos testes.

Além disso, essa é uma tecnologia considerada extremamente cara, o que inviabilizaria o uso em voos comerciais.

Mas os pesquisadores continuam buscando alternativas e a eletrificação da aviação agora parece mais perto do que antes.

O fato da nova tecnologia ser considerada limpa pode aumentar os esforços da comunidade científica, já que hoje a aviação responde por cerca de 2,4% das emissões globais de CO2.

A nova tecnologia pode tornar a eletrificação da aviação uma realidade, o que é considerado uma prioridade do setor para reduzir as emissões globais de CO2.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.