4 semanas atrás
Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

O Pix automático entra em vigor hoje, prometendo substituir o débito automático e os boletos. A ferramenta permite que usuários autorizem pagamentos recorrentes a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI), com débito automático na conta.
A adoção do Pix automático começou pelo Banco do Brasil no fim de maio, mas a maioria das instituições financeiras começa a oferecer o serviço a partir de hoje. O Banco Central estima que até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito poderão ser beneficiados.
Como funciona:
Empresas enviam pedidos de autorização ao cliente.
O cliente acessa a opção “Pix automático” no aplicativo do banco.
Aceita os termos e define a periodicidade e valores da cobrança.
O sistema realiza os débitos automáticos na conta.
O usuário pode cancelar ou ajustar valores e prazos a qualquer momento.
Contas que podem ser pagas pelo Pix automático:
Contas de consumo (água, luz, telefone).
Mensalidades escolares e de academias.
Assinaturas digitais (streaming, música, jornais).
Clubes de assinatura e serviços recorrentes.
Segurança:
O Banco Central definiu regras para evitar fraudes, exigindo verificação de empresas que aderirem ao sistema. Bancos precisarão checar dados cadastrais, histórico financeiro e compatibilidade entre atividade econômica e serviço oferecido.
A novidade busca simplificar cobranças, especialmente para micro e pequenas empresas, ao eliminar a necessidade de acordos individuais com bancos.
*Com informações : Agência Brasil
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.