Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
21/07/2023 10h30min - Geral
8 meses atrás

Bancos fazem alerta para golpes no Programa Desenrola Brasil

Dicas de segurança evitam fraudes

Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Após o Programa Desenrola Brasil ser lançado na última segunda-feira (17), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um comunicado de alerta para golpes envolvendo a iniciativa.

A proposta do programa é a de facilitar as condições de renegociação de dívidas bancárias e, dessa forma, reintroduzir na economia brasileiros com restrição de crédito. Entretanto, de acordo com a Febraban, criminosos podem aproveitar a circunstância para aplicar golpes e fraudes a partir de links falsos e técnicas de engenharia social. Dessa forma, usuários podem acabar fornecendo dados confidenciais e realizar transações financeiras para golpistas.

 No site da Federação, a orientação é a de que os cidadãos interessados em renegociar as dívidas dentro do Desenrola Brasil só busquem informações dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários. Caso for realizar a negociação no internet banking, a recomendação é de inserir o endereço da instituição financeira por conta própria.

Orientações aos usuários 

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, falou sobre alguns dos cuidados que o usuário deve se atentar:

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, disse o diretor.

Além disso, somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o cidadão pode ter os valores debitados de sua conta, nas datas acordadas. A Federação também alerta que a entidade não envia comunicados para renegociar dívidas. 

Caso receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade e de bancos, o cliente deverá descartá-la. Em situações de dúvida e desconfiança, a recomendação é entrar em contato com os canais oficiais da instituição.

Dicas de segurança para diferenciar sites legítimos de falsos, segundo a Febraban

1) Verifique atentamente o endereço do site. Muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar;

2) Nunca clique em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa direto no navegador;

3) Verifique o layout. Se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado;

4) Cuidado com selos de segurança. Em alguns casos, o golpista usa de elementos visuais que passam confiança como selos de segurança.

 



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.