Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/04/2024 16h00min - Geral
2 meses atrás

Banco Central lança moeda comemorativa aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil

Produto será destinada a colecionadores e terá tiragem inicial de três mil unidades; primeira Constituição foi outorgada em 1824 por Dom Pedro I

Foto: Raphael Ribeiro/BCB ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O Banco Central lançou nesta quinta-feira (11) uma moeda comemorativa aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, que foi escrita em 1824. O produto será feito com prata e terá cravada em sua face o valor de R$ 5.

A primeira tiragem será de três mil unidades, mas o número pode subir até 10 mil peças. A Casa da Moeda será responsável pela produção.

O produto é destinado a colecionadores e cada unidade custará R$ 440. A venda será feita pelo site Clube da Medalha.

Sobre a moeda

Em um dos lados da moeda, está gravado a ilustração do livro manuscrito da primeira Constituição do país, outorgada pelo imperador D. Pedro I. A moeda têm os escritos: “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”. No outro lado da moeda possui a imagem do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

A primeira Constituição do Brasil

A primeira Constituição do país foi outorgada por Dom Pedro I em 1824, dois anos depois da Independência. Ela ficou em vigor por 65 anos, a mais longeva até hoje.

Na época, ficou definido o Brasil como uma monarquia constitucional hereditária. Além disso, criou o Poder Legislativo bicameral, prevendo a existência da Câmara dos Deputados e do Senado.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.