2 dias atrás
Banco Central cria ferramenta para bloquear abertura de contas em nome de terceiros
TV Cultura / UOL
O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1°) uma nova ferramenta para impedir que golpistas abram contas bancárias em nome de outras pessoas sem autorização.
A adesão é voluntária. Para ativar a proteção contra abertura de contas, é preciso entrar no site do banco central e buscar a ferramenta Protege+.
O acesso à página é feito por meio da conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada, informando CPF para pessoa física e CNPJ para pessoa jurídica. todos os bancos terão de consultar a plataforma Protege+ antes de abrir qualquer conta - inclusive onde o cliente já é correntista.
A nova ferramenta do Banco Central é mais uma forma de evitar a abertura indevida de contas com dados obtidos por vazamentos ou uso de documentos falsos. Uma nova camada de proteção que não anula os demais cuidados para se proteger de golpes virtuais.
A última atualização mostra que mais de 19 mil pessoas ativaram o novo sistema. Das 760 mil consultas feitas pelas instituições financeiras para abertura de contas ou para inclusão como titular, 456 contas não foram abertas porque estavam com o bloqueio acionado.
Caso uma conta seja aberta em seu nome sem seu consentimento, é preciso comunicar ao banco, reunir provas e registrar um boletim de ocorrência. Se o problema não for resolvido, o caminho é entrar na justiça.
•

