2 semanas atrás
Avião supersônico supera 440 km/h em segundo voo nos EUA
O avião supersônico XB-1, da Boom, completou seu segundo voo de teste nos Estados Unidos nesta semana, alcançando uma velocidade de mais de 440 km/h. O primeiro voo foi em 22 de março, quando o avião chegou a 2.170 metros de altitude, também a 440 km/h. Em maio, a Boom recebeu autorização para ultrapassar a velocidade do som (Mach 1, cerca de 1.235 km/h), mas quer fazer de 10 a 20 testes antes de atingir essa marca, o que deve ocorrer no final do ano.
No segundo teste, realizado em 26 de agosto, o XB-1 decolou novamente do Mojave Air & Space Port, na Califórnia, com o piloto Tristan Brandenburg. O voo durou 15 minutos, durante os quais o avião alcançou 3.170 metros de altitude e atingiu 445 km/h.
Esses testes fazem parte de um plano gradual de expansão das atividades do avião supersônico. Neste segundo voo, a equipe testou o trem de pouso, o manuseio do avião e um novo sistema para garantir a estabilidade em diferentes condições. Eles também monitoraram como o ar se comporta ao redor das asas durante o voo.
O XB-1 continuará realizando novos testes, cada um em velocidades maiores e com novas verificações de segurança. Quando finalmente alcançar a velocidade supersônica, os testes serão realizados pela Força Aérea americana na Califórnia. A Boom pretende que o XB-1 seja o sucessor do Concorde, aposentado em 2003.
Confira:Full Video: XB-1 Second Flight
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.