4 meses atrás
Avanço promissor no tratamento do parkinson

Desde 2019, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 8,5 milhões de pessoas no mundo sofriam de Parkinson, os números continuam a crescer, aumentando a urgência de encontrar tratamentos mais eficazes. Diante desse cenário desafiador, pesquisadores têm se empenhado em descobrir novas formas de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Um estudo recente realizado pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) trouxe novas esperanças. Sob a liderança de Núbia Ribeiro da Conceição e a orientação de Luis Augusto Teixeira, a pesquisa investigou os efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) no cerebelo de pacientes com Parkinson.
A ETCC é uma técnica não invasiva e indolor que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para estimular o cérebro e melhorar o controle motor. A pesquisa revelou que a combinação da ETCC com treinamento de equilíbrio resultou em melhorias significativas, como maior estabilidade corporal e melhor controle postural por meio do uso do córtex cerebral.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.