8h atrás
Aumento do desmatamento na Amazônia preocupa autoridades

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou um aumento de 55% nos alertas de desmatamento na Amazônia em abril, comparado ao mesmo período de 2024. Apesar da queda acumulada de 5% entre agosto do ano passado e abril deste ano, o crescimento recente preocupa o governo federal, que já se mobiliza para conter o avanço da devastação.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) reuniu especialistas e representantes de diversos órgãos para analisar os dados e traçar novas estratégias. A meta é manter a tendência de redução e evitar uma reversão do quadro. Estados como Amazonas, Mato Grosso e Pará foram os mais afetados pelo desmatamento no último mês.
Além da Amazônia, o Cerrado também registrou um aumento de 26% nos alertas de desmatamento em abril, em comparação com o ano anterior. No acumulado desde agosto, porém, há uma queda de 25%, o que demonstra uma tendência de controle. Já o Pantanal apresentou um recuo expressivo de 77% nos alertas, sem focos de incêndio registrados.
O governo anunciou a aprovação dos planos de prevenção e controle dos desmatamentos na Mata Atlântica e no Pampa, completando o conjunto de estratégias para proteção dos biomas nacionais. Com essa iniciativa, todos os biomas brasileiros passam a ter diretrizes específicas para combater a degradação ambiental.
Para fortalecer o monitoramento, o Deter, sistema do Inpe que detecta alterações na vegetação em tempo real, segue como ferramenta principal das ações de fiscalização. Embora não meça com precisão as áreas desmatadas, o sistema permite a rápida identificação de tendências, ajudando na tomada de decisões para reduzir os impactos da destruição ambiental.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.