Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/09/2023 09h30min - Esporte
5 meses atrás

Augusto Akio e Isadora Pacheco são os campeões da modalidade Park em São Paulo

Os dois, inclusive, são os respectivos líderes de seus rankings do STU National 2023, a uma etapa do fim da temporada

Reprodução: TV Cultura /Julio Detefon/Divulgação STU ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Numa das etapas mais quentes de toda história, com os termômetros beirando os 40 graus na capital paulista, o STU National, o circuito brasileiro de skate, conheceu na manhã deste domingo (24) seus campeões na modalidade Park.

No masculino, Augusto Akio, o “Japinha”, que aumentou a diferença na liderança do ranking 2023, a uma etapa do fim da temporada, que se encerra no Recife (PE), em novembro. Já no feminino, Isadora Pacheco ficou com o título e assumiu a ponta no ranking geral.

As meninas foram as primeiras a se apresentar na pista do Parque Estadual Cândido Portinari. Desde a primeira das quatro voltas de 45 segundos a que cada skatista tinha direito, valendo só a melhor para termos a classificação final, a disputa ficou acirrada entre a catarinense Isadora, a paulistana Fernanda Tonissi e a até então líder do ranking, a gaúcha Sofia Godoy.

Mas Isa cravou uma boa nota 59,83 logo na primeira tentativa e acabou não sendo alcançada pelas demais, apesar de, por muito pouco, não ter sido desbancada por Tonissi, que, na última volta, fez um 59,00.

 “Fazer uma volta de 45 segundos debaixo desse sol forte não é fácil, mas treino todos os dias lá em casa, em Floripa, para chegar na hora e aguentar a pressão. Mas não nego que foi bem complicado. Terminava minhas voltas e já ia direto jogar água na cabeça, cansada, com a respiração ofegante e as mãos tremendo. Mas deu certo e estou muito feliz. Esse é um campeonato muito importante para o skate brasileiro e para a cultura de São Paulo de um modo geral. Então, é sempre muito bom estar aqui e ajudar a fazer tudo isso acontecer”, declarou a campeã Isadora.

Na sequência, veio a final masculina, com muito do que o skate nacional e mundial tem de melhor. Nomes como Luigi Cini, campeão da etapa da Argentina do Circuito Mundial, em maio deste ano.

Augusto Akio, vice-campeão mundial na etapa dos Emirados Árabes, em fevereiro. Luiz Francisco e Pedro Quintas, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Kalani Konig, que conseguiu o feito inédito de chegar às finais do Park e do Street em São Paulo. Só para se ter uma ideia do altíssimo nível de skate que estaria por vir.

No fim, deu mesmo Augusto Akio, que fez uma segunda volta de arrepiar, arrancando a nota 86,05 dos juízes. Como ele também tinha feito na véspera a maior nota das semifinais, na ordem dos skatistas da final era o último a ir para a pista. Assim, como nenhum outro conseguiu superar seus 86,05, Japinha preferiu apenas curtir sua última volta, já como campeão. Ele é o único até aqui a subir em todos os pódios do ano: foi campeão em Criciúma (SC), na abertura do STU National 2023, e vice em Porto Alegre (RS).

“Só quero dizer muito obrigado e agradecer também aos meus patrocinadores e à minha família, que me dão o suporte necessário para chegar onde cheguei. E queria dedicar esse resultado ao meu avô e à minha mãe. Desde pequeno, eles sempre me ajudaram com tratamento das lesões que tive, com eletroacupuntura, porque é natural que haja muitas quedas e pancadas no skate. Mas estou feliz por mim e por todos. Skateboarding é uma comunidade, é de fato uma família, onde um se preocupa com o outro e torce pelo outro. Vamos por mais”, disse Akio.

A terceira etapa de 2023 do STU National foi apresentada pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela CBSk. Com patrocínio de Monster Energy, Oi, Tiger e Enel, teve como parceiros oficiais a Baw e a NEOOH, além da New Era como parceira especial. E apoio de Virada Esportiva, ABPSK, AFSK e Drop Dead.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.