Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/11/2023 10h30min - Geral
3 meses atrás

Audiência debate a mortalidade de abelhas por causa do uso de agrotóxicos


Foto reprodução: André Borges /Agência Brasília ► 
Fonte: Fonte Dourados News



Foi realizada na manhã desta quinta-feira (23) uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, para debater a mortalidade de abelhas causada pelo uso de agrotóxicos perto das áreas onde são desenvolvidas atividades de apicultura. A ação promovida pela Comissão de Legislação Participativa.

O requerente, deputado Padre João (PT-MG) destaca que as abelhas são consideradas as espécies de maior importância para a polinização e consequentemente para a produção agrícola. "Estudos têm demostrado a importância das abelhas na manutenção da cobertura vegetal na terra, na propagação da biodiversidade e na preservação da natureza", diz.

Conforme as informações da Agência Câmara, ele alega que “centenas de estudos já foram publicados sobre os efeitos de pesticidas em abelhas, geralmente com resultados adversos. A imprensa e as revistas científicas vêm registrando que a diminuição de abelhas está acontecendo pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, principalmente pelo uso de determinados princípios ativos", disse.

Ainda segundo as informações, o deputado cita como exemplo caso ocorrido no Rio Grande do Sul, onde no período entre janeiro e abril de 2021, em 77% das amostras de colmeias com mortalidade de abelhas no estado havia a presença de fipronil, inseticida de amplo espectro utilizado em várias culturas.

Já em 2019, cerca de 50 milhões de abelhas morreram em menos de um mês em Santa Catarina.



•  

Dourados News
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.