Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/12/2024 13h00min - Ciência e Espaço
4 semanas atrás

Astronautas da Boeing Starliner enfrentam novo atraso para retorno à terra


Cápsula Starliner, da Boeing, atracada na ISS. Imagem: NASA ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da missão Boeing Starliner, enfrentam mais um adiamento em seu retorno à Terra. Inicialmente programados para voltar 10 dias após o lançamento em junho, problemas na espaçonave atrasaram a missão para fevereiro de 2025. Agora, a NASA anunciou um novo adiamento para o final de março de 2025, prolongando a permanência dos astronautas no espaço para quase nove meses.

O novo atraso deve-se à necessidade de a SpaceX concluir uma nova cápsula Crew Dragon para a missão Crew-10. Originalmente planejada para fevereiro, a missão agora deve ocorrer em meados de março, com dois dos quatro assentos reservados para trazer Wilmore e Williams de volta à Terra.

Apesar do desafio, Wilmore e Williams já têm experiência em longas estadias na Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto suas atuais condições não estabelecem recordes de permanência no espaço, a situação lembra missões anteriores, como a de Scott Kelly, que passou 340 dias na ISS, e Frank Rubio, que ficou um ano em órbita.

A Starliner, que levou os astronautas à ISS, apresentou vazamentos de hélio e problemas nos propulsores, que não foram completamente resolvidos após meses de testes. Por motivos de segurança, a NASA decidiu que a Starliner retornaria sem tripulação, o que ocorreu em setembro. Wilmore e Williams aguardam agora seu retorno em uma cápsula Dragon da SpaceX.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.