Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/03/2024 14h20min - Ciência e Espaço
4 semanas atrás

Astronautas chegam à Estação Espacial a bordo da espaçonave russa Soyuz

Originalmente, a missão deveria ser lançada na última quinta-feira (21), mas um problema elétrico cancelou o lançamento

Estação Espacial Internacional (Crédito: NASA) ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Os três astronautas à bordo da espaçonave russa Soyus MS-25 chegaram à Estação Espacial Internaciona (ISS) com segurança. Originalmente, a missão deveria ser lançada na manhã da última quinta-feira (21), mas um problema elétrico obrigou o cancelamento faltando apenas 21 segundos para o fim da contagem.

Quem são os astronautas

Os tripulantes que fazem parte da missão são a astronauta Tracy Caldwell Dyson, da NASA, o cosmonauta russo Oleg Novitskiy e a participante do voo espacial Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. Esta última é, inclusive, a primeira mulher do país a ir para o espaço.

Dyson vai se juntar à tripulação da Expedição 71 para passar cerca de seis meses na plataforma. Já a estadia de Vasilevskaya e a de Novitskiy está programada para durar apenas 12 dias, depois disso, elas vão voltar para a Terra com a tripulação da Expedição 70.

Vasilevskaya é comissária de bordo e foi escolhida para voar pela Academia de Ciências da Bielorrússia e pela Agência Espacial da Bielorrússia através de um concurso nacional. Ela foi uma das seis finalistas de um grupo de mais de três mil candidatas e acabou sendo escolhida entre outra comissária de bordo, dois cientistas e dois médicos. 

Novitsky, 52 anos, está fazendo seu quarto voo para a estação espacial como comandante da Soyuz MS-25. Já Dyson, de 54 anos, está em sua terceira missão à estação espacial após uma visita de ônibus espacial em 2007 e uma estadia de longa duração em 2010. 

Equipa na ISS

Os astronautas se juntam à Loral O’Hara, da Nasa, e os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub, que também estão na ISS.Os dois russos estão na metade de sua estadia orbital planejada de um ano e voltarão à Terra em setembro deste ano com Dyson.Além deles, há outros quatro astronautas no laboratório orbital da Estação Espacial Internacional.São eles Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da Nasa, e Alexander Grebenkin, da Roscosmos.Todos chegaram no início deste mês na missão Crew-8 da SpaceX e ficarão no local por cerca de seis meses.As informações são da Space.com


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.