1 mês atrás
Asfalto ecológico reduz custos e reaproveita plástico em rodovias de SP

Uma nova tecnologia está transformando a forma como o Brasil constrói suas estradas: o uso de plástico reciclado na pavimentação rodoviária. A iniciativa, que alia economia e sustentabilidade, já foi aplicada em trechos experimentais no interior de São Paulo e promete reduzir custos e dar destino útil a resíduos que antes poluíam rios e mares.
O projeto começou em julho de 2022, no km 171 da Rodovia Washington Luiz (SP-310), em Rio Claro. Ali, foram utilizados 450 kg de plástico reciclado — o equivalente a 200 mil embalagens pós-consumo — misturados ao asfalto. Em 2024, um segundo trecho foi inaugurado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Parapuã, mantendo as mesmas proporções.
A técnica usada, chamada de “via-úmida”, mistura polipropileno — presente em sacolas e embalagens — com asfalto puro em altas temperaturas. Depois, o material é levado a uma usina, onde é combinado com pedra e transportado para aplicação nas estradas. O processo garante resistência e durabilidade, além de reaproveitar resíduos que seriam descartados.
Segundo dados da Abrelpe, o Brasil gerou 13,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos em 2022, com cada pessoa descartando cerca de 64 kg por ano. Mais de 3 milhões de toneladas acabaram em rios e mares, agravando problemas ambientais e de saúde pública. O uso do plástico reciclado no asfalto surge como uma resposta concreta a esse desafio.
A iniciativa mostra que é possível unir inovação e responsabilidade ambiental na infraestrutura nacional. Com resultados positivos nos testes iniciais, a expectativa é que a tecnologia se espalhe por outras regiões do país, contribuindo para um futuro mais sustentável nas rodovias brasileiras.
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