10h atrás
Asfalto cede e avião afunda no aeroporto de Fernando de Noronha

Um avião da Gol afundou no pátio do Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, após o asfalto ceder no domingo (29). O incidente ocorreu durante o taxiamento, momento em que a aeronave realiza os procedimentos finais antes da decolagem.
O voo sairia da ilha com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, mas a situação impediu a partida. Passageiros e tripulantes precisaram desembarcar e, após o reposicionamento da aeronave, o avião foi liberado e seguiu viagem.
Em nota, a Gol informou que o afundamento do asfalto aconteceu durante o taxiamento e afirmou que “todas as ações referentes a esse voo foram tomadas com foco na segurança”.
Este é o segundo caso semelhante registrado no aeroporto em menos de uma semana. No domingo anterior (22), um Embraer E195-E2 da companhia aérea Azul ficou atolado enquanto era direcionado para a posição de decolagem, segundo informações do portal g1.
Após o incidente, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicaram uma nota conjunta solicitando esclarecimentos imediatos ao Governo de Pernambuco sobre a manutenção da pista de pouso e decolagem.
Os órgãos informaram que as obras de requalificação do terminal aéreo estão sob responsabilidade do Governo de Pernambuco, encarregado pela execução dos serviços e melhorias.
A Dix Aeroportos, concessionária responsável por administrar o aeroporto de Fernando de Noronha, publicou um comunicado afirmando que acionou os protocolos de emergência e providenciou a retirada da aeronave do local. Após inspeção, o avião foi liberado para seguir viagem.
Veja o comunicado da Dix Aeroportos na íntegra:
“A Dix Aeroportos informa que, neste domingo (29), ocorreu um afundamento do asfalto em um trecho do pátio de manobras do Aeroporto de Fernando de Noronha.
A concessionária acionou os protocolos de emergência e providenciou a retirada da aeronave do local. O avião passou por inspeção realizada por mecânico da Gol e foi liberado para seguir viagem.
A Dix Aeroportos tem feito reiterados alertas à Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) sobre a importância da conclusão das obras de requalificação da área de movimento do Aeroporto de Fernando de Noronha, que inclui as pistas de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o pátio de aeronaves.
Até o momento, apenas a faixa central da pista de pouso e decolagem foi parcialmente concluída. Restam ainda as obras nas faixas laterais da pista e nas demais áreas necessárias para a movimentação e estacionamento das aeronaves.
A Dix entende que o cumprimento dos cronogramas de obra estabelecidos é de fundamental importância para evitar a ocorrência de incidentes como o registrado neste domingo.”
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.