Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/07/2022 19h30min - Tecnologia
3 anos atrás

Ar-condicionado inverter: sobre a tecnologia

Modelos inverter mantêm o motor ligado, podendo produzir menos ruído e consumir menores quantidades de energia elétrica.

 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um ar-condicionado inverter pode ser uma boa alternativa para quem deseja uma opção com custo-benefício, especialmente a longo prazo. Disponibilizado em diferentes marcas e potências, a aquisição de um desses eletrodomésticos pode fazer toda a diferença em períodos de altas temperaturas  já que os dispositivos são mais modernos e eficientes que os modelos tradicionais.

Esse tipo de condicionador de ar tem como principal diferença a forma de funcionamento do compressor: enquanto um ar-condicionado convencional só tem duas alternativas para a velocidade do motor, ligado ou desligado, os modelos Inverter mantêm o compressor ligado durante todo o tempo de uso, variando a velocidade de acordo com a temperatura desejada.

O ajuste de velocidade é feito por meio do controle da polaridade de ímãs, que têm suas forças alternadas entre repulsivas e atrativas para que o motor funcione na velocidade adequada. Porém, além do modo de funcionamento, existem outras diferenças entre os modelos.  Curiosidades sobre o ar-condicionado inverter, o fato de manter o seu motor em funcionamento constante pode dar a falsa sensação de que os modelos Inverter de ar-condicionado possuem maior consumo de energia. Na prática, entretanto, a situação é exatamente oposta. Por estar constantemente ligado, apenas ajustando a velocidade do motor de acordo com a necessidade, o ar-condicionado inverter evita picos energéticos, comuns nos modelos convencionais e que operam apenas em duas velocidades: ligado ou desligado.



•