Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
31/08/2024 16h00min - Economia
3 semanas atrás

Após três anos, governo volta a acionar bandeira vermelha na conta de luz; energia fica mais cara


 ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de setembro será vermelha. Isso significa que haverá uma cobrança adicional na conta de luz, resultando em um aumento no custo da energia elétrica tanto para famílias quanto para empresas.

Com a bandeira vermelha, a tarifa terá um acréscimo de R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em média, uma residência urbana no Brasil consome entre 150 kWh e 200 kWh por mês (sem considerar o uso de ar-condicionado).

O acionamento das bandeiras amarela ou vermelha nos níveis 1 e 2 pela Aneel indica um cenário de geração de energia mais oneroso.

Devido à seca na região Norte do país, importantes usinas hidrelétricas estão produzindo menos energia. Durante os horários de pico de consumo, que coincidem com a baixa produção de energia renovável no início da noite, é necessário ativar usinas termelétricas, que têm um custo mais elevado.

A última vez que o governo acionou a bandeira vermelha foi em agosto de 2021, durante a crise hídrica.

Posteriormente, em setembro do mesmo ano, a Aneel introduziu a bandeira "escassez hídrica" — a mais cara de todas — para atender ao sistema elétrico nacional em uma situação de seca severa que afetou a geração de energia nas hidrelétricas.



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.